Por que você precisa contar com um profissional na hora de fazer o projeto da sua reforma e como escolher quem contratar? Neste artigo, você vai entender melhor as vantagens de ter um especialista à frente do projeto da sua obra e ainda receber algumas dicas para encontrar o profissional ideal.

 

Você sabe o que um arquiteto faz? É o profissional responsável por ajudar a transformar suas ideias e seus sonhos em realidade. Uma obra que atenda às necessidades básicas de um ambiente confortável e de bom gosto precisa contar com a presença de um arquiteto. O trabalho de um profissional de Arquitetura em uma construção ou reforma agrega valor ao imóvel. Seja para morar, alugar ou vender, você terá um resultado em outro patamar.


A contratação de um arquiteto é um investimento que garante resultados melhores e dentro de um prazo adequado, de acordo com as suas necessidades e expectativas.Vamos apresentar e analisar alguns dos principais motivos para você contar com um profissional da área e ainda vamos te dar algumas dicas de como escolher quem será o responsável pelo projeto da sua reforma.

Profissional indispensável

De acordo com pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Instituto

Datafolha, em 2014, 85% dos brasileiros constroem ou reformam imóveis sem a contratação de arquitetos ou engenheiros. Preocupante, não é mesmo?

Já parou para pensar que muitas reclamações a respeito de problemas durante a execução ou quanto ao resultado final da obra estão relacionadas à falta de um projeto elaborado por um profissional? Muitos transtornos, dores de cabeça e gastos adicionais poderiam ser evitados com uma simples e indispensável solução: contratar um arquiteto.

Ainda que o cliente tenha os conceitos estéticos bem definidos, ele não está capacitado para projetar a reforma. Para um projeto bem-sucedido, a contratação de um arquiteto é fundamental. Somente um profissional qualificado será capaz de aplicar as preferências de cada cliente no espaço em questão, seguindo as exigências técnicas e funcionais com criatividade e harmonia. Afinal, não basta ser bonito aos olhos do morador, é preciso entregar um projeto aprimorado, esteticamente confortável, prático, viável e exclusivo.

Com o planejamento de um bom arquiteto, será possível visualizar como deverá ser o resultado antes mesmo de quebrar paredes. Nessa etapa, o cliente ainda poderá conferir saídas hidráulicas e elétricas, tamanho dos móveis, cores e texturas que mais combinam, entre outras tantos aspectos. Planejando junto a um especialista, retrabalhos, erros e mudanças de ideias serão evitados. E se não é preciso refazer, não é preciso gastar mais. Como já discutimos aqui, corrigir algo que deu errado exige gasto extra com material e mão de obra, saindo mais caro do que se tivesse contratado um arquiteto desde o início.

Uma outra vantagem a ser levada em consideração é o aproveitamento do ambiente. O arquiteto irá otimizar os espaços garantindo que tudo esteja no lugar certo e desempenhando os devidos papéis. Seja pelo tamanho ou pelo formato, alguns apartamentos exigem um esforço a mais na hora de explorar os espaços. Um profissional apresentará ideias e soluções inteligentes para deixar o ambiente bem decorado e/ou funcional. A decoração da residência ainda contará com materiais de alta qualidade e identidade única.

Fazendo a melhor escolha

Encontrar o profissional ideal pode parecer difícil se você nunca contratou um arquiteto ou se já enfrentou uma experiência ruim. A contratação de um especialista deve ser muito bem pensada para que o resultado final esteja de acordo com as suas expectativas. O sonho de ter o lar reformado precisa ser entregue nas mãos de alguém altamente capacitado. O mercado oferece diversas possibilidades na hora de contratar um arquiteto. Sejam empresas ou profissionais autônomos, com larga experiência ou recém-formados, é preciso levar muitos fatores em consideração antes de escolher quem comandará o projeto da sua reforma. 

Conheça algumas dicas para facilitar seu processo de seleção:

  1. Defina seus objetivos e necessidades com relação à obra. No caso da reforma residencial, é possível que você precisará de um arquiteto que atue na frente de detalhamento de interiores. Arquitetura residencial, paisagismo e projeto de interiores são alguns dos exemplos de especialidades que você encontrará.
  2. Considere indicações pessoais, converse com amigos ou conhecidos que atuam no ramo ou que tiveram experiências recentes.
  3. Verifique se existem avaliações a respeito do profissional no Google ou em redes sociais.
  4. Avalie serviços realizados pelo arquiteto. Confira o portfólio e/ou, se possível, visite obras projetadas pelo profissional.
  5. Observe o conhecimento técnico apresentado não só em sites, apresentações e redes sociais, mas quando tiver oportunidade de conversar a respeito de problemas específicos. O profissional transmite domínio e segurança?
  6. Verifique o custo-benefício e as formas de pagamento. Confira qual é a forma de precificação adotada pelo arquiteto. Também vale a pena consultar uma tabela de honorários oficiais do CAU* para ter uma boa noção dos preços praticados.

Essas são apenas algumas dicas para você fazer uma boa escolha. E sejam quais forem os critérios que você utilizar, o mais importante é contar com a expertise de um arquiteto de excelência na hora de planejar a reforma do seu lar. Para conhecer ainda mais a respeito de reformas e obras em geral, fique por dentro das nossas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.

*Consulte a tabela da CAU:

Tabelas de Honorários: http://honorario.caubr.gov.br/auth/login

Guia do Usuário: http://www.fna.org.br/e-book/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *