Estudos demonstram que o custo para correção de um problema após a entrega da obra pode chegar a 125 vezes o custo caso fosse verificado no planejamento. Planejar é uma tarefa complexa que vai além da elaboração de um cronograma, deve-se prever e antecipar em todos os aspectos da obra, como alocação de mão de obra, logística de suprimentos, dependência de serviços e controle financeiro. Um cuidado especial nesta etapa reflete em diminuição dos imprevistos do decorrer da obra e uma execução sob controle, sendo assim estes dias “gastos” com planejamento normalmente evitam atrasos superiores a este período.
Entre as principais atividades desta etapa, podemos citar:
– Elaboração de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA;
– Verificação no condomínio de todas as exigências específicas;
– Montagem de quadro de atividades;
– Revisão de projetos e esclarecimentos com autores;
– Composição e pesquisa de preço de lista de compras;
– Mobilização de equipe e materiais;
– Elaboração cronograma físico detalhado, com atualizações semanais sobre as metas individuais de cada equipe.
“Planejar é preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”.