Já falamos em outras oportunidades da importância de contar com um arquiteto para realizar o projeto da sua reforma. Com o projeto em mãos, muitas pessoas ainda insistem em entregar a obra nas mãos de profissionais sem formação adequada.

Com a falsa promessa de economizar dinheiro, muitos deixam esse investimento de lado e embarcam em uma verdadeira aventura. Acabam esquecendo que apenas um profissional altamente capacitado entregará as exigências referentes ao aspecto legal, além de economizar tempo, dinheiro e evitar frustrações futuras.

Motivos para contratar um profissional capacitado antes de dar início à reforma da sua residência.

Uma reforma envolve diversos serviços com diferentes níveis de complexidade. Os profissionais informais envolvidos podem até contar com habilidade e experiência, mas por não possuírem o conhecimento teórico das atividades, toda a obra pode acabar sendo comprometida.

Parece exagero? Entenda: sem um planejamento bem feito e o devido acompanhamento, pode não haver atendimento às normas técnicas e controle de qualidade. Qualquer probleminha se transformará em uma bola de neve, acarretando resultados insatisfatórios e gastos extras.

Um engenheiro em sua reforma

Como já falamos na matéria anterior, a maioria das brasileiros constrói ou reforma imóveis sem a contratação de arquitetos ou engenheiros. Tal decisão desconsidera um fator básico: reformas possuem os mesmos serviços típicos e riscos da construção civil. 

Além de também exigirem planejamento e acompanhamento constantes, as reformas ainda requerem serviços de demolição de elementos que já estavam presentes no imóvel. Essas intervenções podem oferecer riscos à estrutura e ao bom andamento da obra, por isso precisam ser realizadas sob o olhar treinado de engenheiros.

Para alcançar um alto padrão de qualidade nos serviços de acabamento (pintura e assentamento de revestimento, por exemplo), o acompanhamento técnico especializado também é indispensável.

Levando para a questão legal, corroborando tudo o que já foi dito, é importante destacar que de acordo com a “Norma das Reformas” (NBR 16280:2014) , o acompanhamento de um responsável técnico é obrigatório.

Para resumir e ajudar a convencer

Como já explicamos, de acordo com a legislação vigente, as obras (hidráulica, elétrica, estrutura, impermeabilização, gás, uso de mão-de-obra, etc.) só poderão ocorrer sob planejamento e acompanhamento de um profissional habilitado. Em caso de descumprimento, o síndico do prédio poderá responder civil e criminalmente.

Você ainda vai economizar tempo, uma vez que os riscos de retrabalho serão minimizados. O profissional ainda otimizará a busca por materiais de construção e outros itens. A presença de um engenheiro ainda aumenta consideravelmente a segurança dos operários e ocupantes do edifício. 

A experiência e a expertise de um profissional capacitado ainda contribuem para a redução ou até eliminação de erros básicos. Com indicações e orientações do engenheiro, você ainda será poupado de gastos desnecessários com materiais e correções da execução.

A presença do engenheiro ainda agrega criatividade ao projeto. Com soluções únicas e funcionais, ele enxergará detalhes que farão toda a diferença no ambiente, inclusive para a valorização e a decoração dos cômodos.  O profissional ainda conta com um senso apurado a respeito das tendências do mercado, podendo oferecer inovações e novidades para a sua reforma.

Para escolher o engenheiro ideal

Agora que você já compreendeu a importância da contratação de uma empresa de engenharia ou de um engenheiro capacitado para o sucesso da sua reforma e está convencido a tomar essa decisão, vamos te ajudar na escolha desse profissional.

A dúvida é comum. Nem todo mundo tem um engenheiro conhecido e de confiança, então, começa a pensar em quais critérios deve adotar. Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Indicações: se você conhece alguém com formação e atuação na área, ou mesmo que tenha tido experiência recente com reformas, converse com essa pessoa e peça indicações.

Registro: para ter certeza quanto à regularidade do profissional, verifique no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/DF).*

Avaliações: o próprio Google e as redes sociais da empresa/ engenheiro possui avaliações feitas por clientes. É possível verificar notas e comentários a respeito da qualidade dos serviços.

Especialização: se você está interessado em uma reforma residencial, não faz sentido ir atrás de empresas de infraestrutura e construções de grande, por exemplo.

Portfólio: não é por que um engenheiro é experiente que ele entregará um resultado de melhor qualidade. Agregado à experiência, é importante levar em conta o portfólio do profissional, principalmente no que diz respeito aos serviços que você procura e espera. Existem profissionais de formação recente que são altamente competente e habilidosos.

Cara a cara: agende uma reunião com alguns ou apenas um dos engenheiros. Nesse encontro, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Ainda poderá observar e analisar alguns aspectos, como clareza na comunicação e domínio dos conhecimentos técnicos. A oportunidade também servirá para alinhar toda a documentação da proposta, valores e formas de pagamento.

Apresentamos aqui apenas algumas dicas para auxiliar a sua escolha. Independente dos critérios que você utilizar, o mais importante é contar com a expertise de um engenheiro ou empresa de engenharia de excelência na hora de reformar o seu lar.

Para ficar por dentro de dicas, novidades e curiosidades do mundo das obras, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.

*Consulte o registro do(s) engenheiro(s):
creadf.org.br | Na aba PROFISSIONAIS, seção CONSULTAS e opção PROFISSIONAIS

REGISTRADOS.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *